Quem não gostaria de ter uma visão perfeita sem usar óculos?
Embora os óculos sejam uma das maiores descobertas da humanidade, capazes de devolver a visão para milhões de pessoas, eles trazem em si um peso estético, uma falta de liberdade para praticar esportes e atividades físicas, em geral uma dependência em todos os momentos. Os pacientes com muito grau sabem como é o desconforto de acordar de manhã e não ver as horas, tomar banho de mar e não ver quem está ao seu lado, ou andar na rua e quando chover ficar com os óculos molhados. Há também uma perda de campo de visão nos óculos, seja pela própria distorção das lentes, seja pelo aro das armações. Por causa de tudo isso, os pacientes e a medicina têm buscado soluções para tornar estas limitações menos intensas.
Um dos principais meios para proporcionar liberdade visual é a cirurgia refrativa. Este é um tipo de procedimento que visa diminuir ou eliminar o grau de óculos de uma pessoa através de técnicas que modificam habitualmente a curvatura da córnea.
O nosso olho possui duas lentes naturais, uma externa e outra interna. A externa se chama córnea e a interna, cristalino. A córnea tem em média 44 graus de curvatura. Na cirurgia refrativa, habitualmente aplicamos um laser que modifica a curvatura da córnea. No caso da miopia, o laser diminui sua curvatura e na hipermetropia o reverso. Além disso, o laser pode também corrigir a córnea quando a sua conformação é oval, o que chamamos de astigmatismo.
Se você deseja entender mais sobre o processo de cirurgia refrativa, nos próximos conteúdos do Blog você encontra informações sobre quem pode operar, os métodos e como é o pós-operatório.
Aproveite e agende agora mesmo sua consulta Clicando Aqui
Comments